contador
Guitardo Songs: SAMBA DA CHANTAGEM

30 de jan. de 2018

SAMBA DA CHANTAGEM

SAMBA DA CHANTAGEM
GUITARDO
Gênero:Samba/Acústico
Ano (Composição)2004
Ano (Gravação)2017/2018
Duração:02:35
Autores:Guitardo
Arranjadores:Guitardo
Download:Aqui!
Letra



Eu quero saber, o que tu vais dizer
Quando descobrirem que o culpado foi você

E se vai chorar, se vai se esconder,
E se vacilar, como você vai resolver ?

Eu só quero ver o que tu vais fazer
Quando as portas se fecharem pra você

Vai se desesperar ? Pra onde vai correr?
Vai tentar se matar ? O que tu vais fazer ?

E se não escapar, você vai sofrer
E se não cooperar pior pra você

E se vai chorar , pra onde vai correr ?
Vai tentar se matar, como você vai resolver ?

Vai se desesperar, pra onde vai correr ?
Tentar se matar , o que tu vais fazer ?

E se vai chorar, se vai se esconder
E se vacilar, como você vai resolver?

E se vai chorar, pra onde vai correr?
Vai tentar se matar, como você vai resolver?



Notas



Segundo está no meu Chordbook, que compilou todas as músicas que compus de 1999 a 2005 , há o seguinte relato: "(...)foi uma canção que nasceu graças ao fato de eu estar com o violão do Anacleto" - Anacleto era o sobrenome do meu melhor amigo de faculdade na época, o Rodrigo - "(...)emprestado , eu sou o tipo do cara que tem uma facilidade muito maior para compor no violão do que em qualquer outro instrumento(...)" - isso é verdade, mas vale salientar que é algo meio negativo. Acho que quando eu compus na guitarra ou mesmo no Guitar Pro boa parte do repertório da Gosma Metálica entre 2010 e 2012, fui muito mais livre no quesito arranjo. Hoje sinto que faço meus arranjos muito presos em harmonia em bloco por causa dos acordes de violão nos quais construí boa parte dessas músicas. Fica algo não tão espontâneo, na minha opinião. Espero de verdade, terminando de gravar "We're Wizard" que foi a última música séria com letra que eu compus (e lá se vão 13 anos!!!), pretendo gravar as próximas canções de um jeito mais espontâneo começando já a pensar no arranjo já que hoje escrevo a música pelo computador e comecei esse processo na época do "Caralhos Voadores Afogados no Atlântico Norte" da Gosma Metálica, um processo que foi fundamental pra eu aprender a gravar direito em casa.

Isso posto, eu continuo relatando o seguinte na época: "(...)na verdade, eu nem sei dizer a que gênero pertence essa música , o termo samba que utilizei no título foi para não por 'pagode' , pois a cadência de G,Em,Am,F# , nessa ordem, lembra e muito os pagodes do Xandy, Vavá, É O Tchan , Bello e tantas outras porcarias que eu fico triste só de lembrar. Mas o que importa é que essa música não fala sobre bunda, então já é um bom motivo que me leva a não nomear a música de pagode e sim categoriza-la no gênero do samba(...)".

Bom, na época, como eu tinha feito o arranjo somente no violão e gravado no gravador de som do Windows, provavelmente pra não esquecer a ideia da música, talvez eu estivesse meio confuso sobre o gênero. Mas quando eu fui gravar a música (e não mudei em quase nada a batida dela em relação ao que eu tocava só no 'voz e violão'), fiz questão de acompanhar umas aulas de levada de samba na bateria para torná-la um samba mesmo, com tudo que tem direito, usei surdo, cuíca e outros tambores específicos pertencentes aos instrumentos peculiares de samba , sem falar na levada, que encaixou com o violão que eu já tocava na época, e sim, hoje digo com orgulho que esse é meu primeiro (não sei se será o único) samba.

Agora sobre o refrão é verdade. Essa cadência com certeza já foi usada em milhares de refrões de axé ou de pagode como eu mesmo cito no relato em 2006, porém , apesar desse apelo popular, o teor da letra mais sarcástico e irônico afasta ela um pouco da vulgaridade extrema e do popularesco no sentido mais vulgar. Optei por adicionar instrumentos de sopro que fazem uma melodia (que antes não existia na música, isso foi algo que criei na hora do arranjo) na introdução e acompanham as notas das minha voz no refrão.

Escolhi alguns instrumentos de sopro (vsti) que achei com som mais realistas e depois os sampleei de forma a comporem uma harmonia, como eu já tinha feito na música "O jogo da vida" e em "Baby Blues". Achei o resultado bastante satisfatório. A reação de quem ouviu a música até agora tem sido bem positiva.

Pra finalizar, a letra, que não alterei em nada em relação ao original, com exceção da conjugação certa do verbo tu (antes a letra era "o que tu vai dizer", e resolvi corrigir embora eu pudesse até manter o erro de português como uma liberdade poética da música popular, mas no final preferi que não). A letra é simples e parte da narrativa , em primeira pessoa, de alguém com o poder de chantagear a outra e solicitar algo em troca mediante as consequências da revelação do ato constrangedor/suspeito/criminoso, etc, cometido pela pessoa chantageada.



Nenhum comentário:

HOME

Bio
Obras
Covers/Versões
Free Playing