contador
Guitardo Songs: VIOLENTARAM A DIVERSÃO

1 de jan. de 2017

VIOLENTARAM A DIVERSÃO

VIOLENTARAM A DIVERSÃO
GUITARDO
Gênero:Rock/Eletrônica
Ano (Composição)2003/2004
Ano (Gravação)2016
Duração:03:48s
Autores:Guitardo
Arranjadores:Guitardo
Download:Aqui!
Letra



Todo mundo acordou essa manhã
Com a mesma preocupação


Como será o dia de amanhã ?
"Vamos cumprir a nossa obrigação"


E ninguém comeu direito a refeição,
Todos preocupados em cumprir sua missão


Ninguém aproveitou a hora de lazer
Porque havia muito o que se fazer


Violentaram a diversão,
Vamos fazer uma revolução!
Porque hoje ninguém mais é são,
Nesse mundo cão!


Ninguém encontra mais qualquer distração,
Nem é mais alegre sem ambição,
Hoje ninguém mais sonha não
Porque o sonho, o sonho é em vão.


O mundo virou uma podridão,
Ninguém mais tem opção.
Robotizados repetem a ação
Que aprenderam na televisão


Violentaram a diversão,
Vamos fazer uma revolução!
Porque hoje ninguém mais é são
Nesse mundo cão!



Notas



"Violentaram a Diversão", segundo os relatos do meu Chordbook compilado em 2006, "(...) só saiu em cima da hora, e só finalizei ela pra valer em Janeiro de 2004. Muito embora tivesse preocupado por só ter composto 2 músicas aquele ano e a inspiração ter me falhado várias vezes, e os temas que tinha criado antes de "Violentaram a Diversão' não terem vingado nem nos planos das ideias quanto no plano mais prático do quesito composição (estou falando de "Trauma" , cadência metaleira que levou a versos horríveis e desfiz a música toda quando a toquei usando o gravador de som do computador e vi que ela soava uma merda)."

Pelo que eu lembro, em 2003 eu estava bastante ocupado , musicalmente falando , muito por conta dos deveres acadêmicos entre outras coisas e também porque segundo o mesmo relato: "(...)2003 foi um ano muito agitado , em que me ocupei musicalmente de diversas coisas, entre elas terminar uma música no Guitar Pro, escrever a partitura da música "Amor Medieval" para voz e violão, compor um tema erudito para uma garota de quem eu estava a fim, fora as mudanças ocorridas na minha vida que me fizeram esquecer um pouco esse lance de compor."

Eu lembro que essa "Trauma" era uma puta música de dor de cotovelo do caralho, só reclamando da vida, a letra era amarga e era um lixo total. Tava meio puto acho que por perceber uma colega de faculdade dando em cima na cara dura de um amigo meu e percebi que comigo ela nunca teve essa postura e aí fiz a música amargurado com isso. Mas pra minha sorte, como está no relato, percebi que a música era uma verdadeira bosta, mudei os acordes e a estética e assim nasceu "Violentaram a Diversão".

Continuando ainda embasado nas memórias do Chordbook: "Se tive inicialmente a ideia da letra foi graças a uma conversa no Messenger com a Alline Berek (...) , a gente estava conversando sobre roubos , segurança à luz do dia e ela tinha me contado que tinham levado embora o boné do irmão dela na frente de um Clube, daí não sei o que me bateu que eu soltei essa: "Violentaram a diversão". Alline quase me ajudou a compor a parte musical dessa música, mas , com os compromissos com o Solange Orange acabou não rolando.

" 'Violentaram a Diversão' " foi composta às pressas (a parte musical), uma vez que o meu prazo já tinha vencido , e mesmo com ele vencido, em janeiro tentei fazer umas modificações cadenciais para não deixar a música simplória demais, mas o motivo cadencial uma vez mudado não soou legal, então eu deixei a música com essa cara mais "punk" se bem que pode ser entoada também com acordes maiores e menores em uma versão acústica ..."

" 'Violentaram a Diversão' " é uma crítica à robotização dos comportamentos impostos pelo sistema, um alerta para a dominação da sociedade por mentes ardilosas que aos poucos vão conseguindo o que querem ... e a massa vai junto, unida com a maré sem perceber que suas ideologias foram completamente deturpadas lentamente" - Na verdade, transcrever essas memórias me faz lembrar que nessa época eu tinha uma puta influência do primeiro disco que a Pitty gravou em 2003, o "Admirável Chip Novo", disco do qual eu gosto até hoje, pra caralho. E nessa época ainda estava na transição antes dela lançar o segundo disco, Anacrônico. Tenho certeza que quando escrevi essa letra foi muito baseado nas letras daquele primeiro disco dela.

Finalmente depois de muito procrastinar e resolver problemas com a edição da voz na música , consegui lançar ela oficialmente em 31/12/2016. E diferente do que está dito nesse relato eu mantive os acordes maiores e menores porque hoje eu entendo muito mais de música do que entendia naquela época. Aliás foi justamente em 2004 o ano que acabei largando a UFPR. E quando fui fazer o arranjo resolvi fazer uma música híbrida que misturasse elementos da música eletrônica como bateria eletrônica e samples com um rock simples, embora mesmo na parte rock da canção eu tenha mantido os acordes maiores e menores que também são executados pelos samplers. Gravei o chroma key ontem no quarto do meu pai e ficou muito bom, pena que a porra do Movie Maker converteu minha imagem que estava em HD num downgrade podrérrimo que destoou das imagens que aparecem em HD no clipe. É a vida.





Nenhum comentário:

HOME

Bio
Obras
Covers/Versões
Free Playing