contador
Guitardo Songs: CHANCE

23 de fev. de 2016

CHANCE

CHANCE
GUITARDO
Gênero:Balada
Ano (Composição)2003
Ano (Gravação)2016
Duração:03:40s
Autores:Guitardo
Arranjadores:Guitardo
Download:Aqui!
Letra



Quando a solidão
se apossar do seu coração
E escurecer e anoitecer, então ...
presta atenção, no tempo que a gente perdeu
Você e eu

E dá uma chance
Pro sol brilhar outra vez
E dá uma chance
pra mim e pra você.

E dá uma chance pra eu te conhecer.
E dá uma chance, pra conquistar você.

Quando a escuridão
Perturbar o seu coração
E entristecer e enraivecer, em vão ...
presta atenção, no tempo que a gente perdeu
Você e eu

E dá uma chance
Pro sol brilhar outra vez
E dá uma chance
pra mim e pra você

E dá uma chance pra eu te conhecer.
E dá uma chance, pra conquistar você

E dá uma chance pra eu te conhecer.
E dá uma chance, pra conquistar você




Notas



"Chance" foi uma música que nasceu sem querer, enquanto eu estava no meu quarto de madrugada, com o violão, tentando compor um pequeno motivo cadencial para a aula de composição do mestre Indioney Rodrigues, que à época, foi meu professor na UFPR , quando lá eu cursava música.

Mas a cadência foi ganhando corpo, e o que era um motivo cadencial para ser apresentado em aula, virou a introdução dessa música.Depois foram surgindo outros acordes e com a "cama harmÔnica" pronta, tive base para fazer a melodia da música em cima desses acordes.

A letra, diferente das minhas outras músicas com enfoque romântico, mostra a esperança da redenção e do amor reinar no coração de duas pessoas, embora , de uma forma geral, seja uma letra meio abstrata.

O mais interessante dessa composição, é que apesar dela ser bem linear, ela evolui de um modo que é difícil encaixá-la num gênero específico. Começa com batidas que remetem à bossa nova e a mpb em geral, mas a partir da Bridge da canção, que a prepara pro refrão, temos uma quebra de clímax que a aproxima mais de uma balada daquelas que existem às milhares.

E quando chega o refrão, novamente mudança no estilo da música. A batida lembra de alguma forma o pop sertanejo, embora essa não tenha sido minha intenção quando fiz a música. Acho que é porque os versos do começo são construídos em cima de acordes com baixo invertido e no final desaguam num refrão de harmonia simples com acordes maiores e menores, sem nada de especial.

Logo que terminei a música, pensei que era algo extraordinário, pois o refrão parecia ser chicletão, bem grudento. Hoje vejo que o refrão é meio fraco. Na época devia ter trabalhado mais nele. Talvez a melodia da Bridge da música seja mais memorável do que a do refrão. De qualquer forma, é importante porque a música passar por 3 gêneros diferentes, um que volta mais pra mpb, mesmo que quase que de forma involuntária, passa por um momento água com açúcar na ponte e no refrão deságua numa batida mais pop.

Não lembro por que, mas a época que fiz a canção, ao invés de optar por um fade-out - como seria o normal para esse tipo de canção - optei por uma mudança completa na estrutura da música, inserindo uma nova cadência em power chords, que construía um novo movimento de acordes, chamando atenção na música quase como um solo, sem necessariamente o sê-lo. Depois de gravada a música, vi que ficou importante, porque acaba inserindo um pouco de rock na música - mesmo que de forma involuntária, novamente - a enriquecendo um pouco mais.

Quando criei o clipe da música me baseei um pouco em eventos recentes ocorridos na minha vida nos últimos meses, e aproveitei dessa forma pra fazer uma homenagem a uma grande amiga minha. E embora o clipe em si não tenha a ver com a intenção romântica da letra, e com a proposta da mesma, casou muito bem com ela.



Nenhum comentário:

HOME

Bio
Obras
Covers/Versões
Free Playing